Acadêmicos do Tucuruvi Define Samba-Enredo para o Carnaval de 2025

Foto Renato Cipriano

Acadêmicos do Tucuruvi Define Samba-Enredo para o Carnaval de 2025

A Acadêmicos do Tucuruvi já tem seu samba-enredo para o Carnaval de 2025. A definição aconteceu em uma grande festa realizada na quadra social da escola na noite deste domingo (04). Após uma emocionante disputa, a parceria composta por Macaco Branco, Prof. Carlos Bebeto, Djalma Santos, Chiquinho Gomes, Dr. Marcelo, Denis Moraes e Marcelo Faria foi coroada bicampeã, repetindo o feito do último carnaval. Este samba será a trilha sonora do enredo “Assojaba – A Busca do Manto”.

Foto: Renato Cipriano

A Disputa

A competição contou com nove sambas que se apresentaram ao longo das semanas, culminando em uma grande final com quatro finalistas. A noite foi marcada não só pela apresentação das obras, mas também pelos segmentos da escola, que trouxeram encenações vibrantes realizadas pela equipe cênica da agremiação. Um destaque especial foi a troca do pavilhão de enredo para o segundo casal de mestre-sala e porta-bandeira, Gustavo Oliveira e Camila Pacini.

Comentário do Vice-Presidente

“Foi uma disputa difícil, precisávamos de um samba à altura do nosso último hino que foi o de IFÁ. Escolhemos a melhor obra da safra e certamente nos ajudará nessa busca pelo manto, que também é o nosso campeonato. Podem aguardar uma Tucuruvi ainda mais forte em 2025”, revelou Rodrigo Delduque, Vice-Presidente da Tucuruvi.

Foto: Renato Cipriano

A Festa e a Preparação

O evento não apenas selecionou o samba-enredo, mas também celebrou a unidade e a força da comunidade da Acadêmicos do Tucuruvi. A energia e a dedicação mostradas durante a noite reforçam a preparação da escola para o desfile. A Acadêmicos do Tucuruvi será a quinta agremiação a desfilar no sábado de carnaval, dia 1º de março de 2025, pelo Grupo Especial do Carnaval de São Paulo.

 

Carnaval 2025 Enredo “Assojaba – A busca pelo manto” desenvolvido pelos carnavalescos Dione Leite e Nicolas Gonçalves, assim como do pesquisador do enredo Vinicius Natal.

No carnaval de 2025, a Acadêmicos do Tucuruvi cantará o manto Tupinambá no Anhembi. Usado por aqueles que detém a honra e o poder, o manto representa a força dos ancestrais indígenas que habitam cada brasileiro. Afinal, todos nós devemos conhecer a nossa história e reverenciar os verdadeiros donos dessa terra.
Era o manto um dos principais símbolos de força e respeito dos mais velhos, dos chefes e dos momentos cerimoniais. Vestir o manto era a certeza de que a humanidade estava em plena conexão com os encantados e, assim, a vida seguia em comunhão com o sagrado natural. Sabedoria trançada pelas mãos de sábias mulheres, o manto é a própria a ancestralidade que habita em cada um de nós.E foi exatamente por ser tão valioso que foi levado para a Europa na época da colonização. Utilizado como objeto exótico – o que para o branco é mero enfeite, para nós é sagrado – serviu de fetiche e presente entre cortes europeias durante muito tempo. O manto resistiu, pois nossa história não se apaga, assim, tão facilmente. Somos poder. Somos resistência. Escutamos o chamado do manto e é ele quem decidiu voltar e contar a sua própria história.

Relembre o Carnaval 2024
No Carnavalsp de 2024 pelo Grupo especial, a Escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi  entrou em cena como a Sétima agremiação a se apresentar no sambódromo do Anhembi na noite de 10.02.2024. Com o enredo “IFÁ”  desenvolvido pelos carnavalescos Yago Duarte e Dione Leite, e pelos pesquisadores Vinícius Natal e Renato Carvalho.
A Agremiação ficou em 7º lugar com 269,4 pontos

Clique no link abaixo para rever as fotos do desfile

Acadêmicos do Tucuruvi- Desfile Grupo Especial- 10.02.2024