Dragões da Real define samba enredo para carnaval 2024, junção dos sambas finalistas.

Foto: Joao Belli

Após um processo de seleção que envolveu a avaliação de onze sambas concorrentes e duas etapas eliminatórias realizadas em sua quadra, a Dragões da Real anunciou, na noite no último sábado (26), que o samba enredo para o carnaval 2024 é a junçao dos dois sambas finalistas.
O aguardado momento se desenrolou no palco, onde duas parcerias de compositores tiveram a oportunidade de apresentar suas obras à comunidade presente e ao público em geral. Sob a luz dos holofotes, a plateia se preparava para ouvir o refrão que seria entoado pelo samba vencedor. Contudo, antes que isso acontecesse, o presidente da agremiação, Renato Remondini, tomou o microfone para revelar o resultado de maneira objetiva e franca.
“Curto, grosso e direto”, expressou Remondini, antes de compartilhar a decisão. Ele trouxe à tona uma reflexão sobre as coincidências e desígnios do destino: “Eu acho que Deus não faz nada por acaso. Em 2024 essa eliminatória a gente tem dois campeões. Dois campeões. Vamos para Avenida com o samba 2 e o samba 3”, declarou o dirigente, que já havia endereçado agradecimentos em um extenso discurso anterior. Dentro de sua fala, ele enfatizou o respeito e o vínculo com a comunidade como fatores determinantes para justificar a decisão de um empate. Esse não é um passo inédito na trajetória da escola de samba, já que anteriormente havia adotado medida semelhante em 2010.
Com o anúncio da dupla vitória, as atenções se voltam agora para o momento em que a versão final da trilha sonora do enredo “África, uma constelação de reis e rainhas” será apresentada. Os autores responsáveis pelos sambas vitoriosos são: o Samba 2, composto por Igor Federal, Vaguinho, Mike Candido, Afonsinho BV, Luizinho Ramos e Helber Medeiros; e o Samba 3, criado por Thiago SP, Renne Campos, Rodrigo Atração, Darlan Alves, Jairo Cruz, Marcelo Adnet e Tigrão.

Clique no link abaixo e veja todas as fotos do evento:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.5895113013923927&type=3

Carnaval 2024 

Enredo “África uma constelação de Reis e Rainha” será desenvolvido pelo carnavalesco Jorge Freitas. O Evento contou com varias atrações : (som mecânico) Finger Food, Show da Keilla Regina, Ala Musical e Bateria Ritmo que Incendeia, apresentação do time da Dragões para 2024.

CONFIRA A SINOPSE DO ENREDO ÁFRICA UMA CONSTELAÇÃO DE REIS E RAINHAS

O G.R.C.E.S. Dragões da Real, a fim de proporcionar um resgate de identidade histórica, vai buscar no continente africano, berço da humanidade, as mais fascinantes narrativas sobre Reis e Rainhas que marcaram o mundo como grandes exemplos de luta e coragem, tornando-se estrelas inspiradoras.
Abertura: Mito da constelação real
O palco do maior espetáculo da terra, o carnaval paulistano, se prepara para receber uma constelação de reis e rainhas que, do berço da humanidade, surgiu para comandar com grandeza e valentia reinos cobiçados e de grande valor espiritual.
Entre os mitos do surgimento do homem, o continente que nos impulsiona a este enredo, conta que de uma cabaça partida ao meio, surgiu a terra e o céu. O céu, regido por espíritos de luz, sob a benção das matriarcas africanas, comandam a constelação real.
Dizem que quando olhamos o céu e vemos o brilho das estrelas, estamos diante daqueles que um dia já reinaram aqui na terra. São os nomes que ficaram escritos na história que nos inspiram nessa homenagem, sendo um verdadeiro tributo aos reis e rainhas africanos.

Setor 1: As Virtudes dos Reis e Rainhas
Ao longo da história africana vimos reis e rainhas que tiveram papéis fundamentais na vida do seu povo, cujas virtudes e valores marcaram seus reinados. Foi a generosidade de um rei que concedeu riqueza e poder ao seu reino, assim como a justiça foi a marca de outro que ouviu e acolheu seus súditos. A diplomacia, fruto da sabedoria, venceu batalhas e enfrentou diversos exércitos através da negociação. E a busca da paz só foi possível com um governo voltado para o bem-estar social. Do mesmo modo, é a inteligência, a coragem, a autoconfiança, a paciência e tenacidade encorpadas com um toque de sedução e poder persuasivo que enalteceram a rainha mais célebre da África e do mundo.
Setor 2: Reis e Rainhas Guerreiros
Valentia, coragem, força e determinação foram as qualidades que se destacaram na guerra, onde os reis e rainhas lutaram pela liberdade, pela expansão, pelo amor, pela paz e pela fé. A valentia foi sempre o escudo que protegeu os monarcas dos perigos e das armas do inimigo. A coragem fez com que eles lutassem sem medo e buscassem a vitória e a glória. Durante uma guerra, cada ação de força e determinação significa a diferença entre vencer ou perder.
Setor 3: Reis e Rainhas expansionistas
A expansão territorial foi um desejo que levou os reis e rainhas a expandirem seus territórios em tamanho, riqueza e poder. Em busca de novas terras houve o encontro com outros povos que passaram a formar uma nova cultura, um novo povo! Foi em nome do progresso que se formou grandes reinos alinhados à preservação da natureza e o respeito da cultura local.
Conhecer essas histórias nos traz o alvorecer da consciência sobre o passado de um território tão importante como o continente africano. Buscamos desmistificar a visão unilateral escravocrata e fazer um resgate histórico para que todos saibam que os reinos africanos foram grandiosos e seus reis e rainhas foram grandes administradores. Todas as vezes que olharmos para o céu saberemos que lá, também há uma grande constelação de estrelas de reis e rainhas africanas!

Jorge Freitas- Carnavalesco
Rafael Villares -Enredista

Relembre o Carnaval 2023- Da Agremiação

A Escola de Samba Dragões da Real ficou com a quinta classificação  no Grupo Especial do Carnaval de SP.2023  com o enredo “Paraíso Paraibano. João Pessoa a porta do sol das Américas”
Clique no link para ver as imagens do desfile:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.5310905455678022&type=3