No dia 23 de setembro a partir das 16h, a Dragões da Real promove um evento incrível: a Expo Olamide e também a apresentação dos Protótipos de fantasias para o desfile 2024 .
O evento tem como objetivo promover o compartilhamento de experiências e boas práticas contra o racismo estrutural, pelo diálogo estratégico com ativistas, estudiosos e autoridades no nível nacional, regional e internacional.
Além disso, pretende ensejar uma mudança de narrativa em relação aos países africanos e à presença na diáspora, apresentando suas dimensões tecnológicas, conectadas, modernas e inovadoras, em contraposição às imagens comumente associadas à precariedade, ao tradicional e à escassez. É esta ponte, entre o passado recontado e um futuro, marcado por inovações, que a Expo busca construir.
Um sabado repleto de atrações como shows musicais, desfile de moda, expositores, roda de conversa sobre “Racismo estrutural” , Relação Brasil e África- Refugiados; além de homenagens a baloartes do samba paulistano e a apresentação oficial das fantasias para o desfile 2024.
As fantasias que irão exaltar as cabeças coroadas do continente africado estão deslumbrantes! Sabadão o nosso encontro é na Caverna! Não perca!
Carnaval 2024
Enredo “África uma constelação de Reis e Rainha” será desenvolvido pelo carnavalesco Jorge Freitas. O Evento contou com varias atrações : (som mecânico) Finger Food, Show da Keilla Regina, Ala Musical e Bateria Ritmo que Incendeia, apresentação do time da Dragões para 2024.
CONFIRA A SINOPSE DO ENREDO ÁFRICA UMA CONSTELAÇÃO DE REIS E RAINHAS
O G.R.C.E.S. Dragões da Real, a fim de proporcionar um resgate de identidade histórica, vai buscar no continente africano, berço da humanidade, as mais fascinantes narrativas sobre Reis e Rainhas que marcaram o mundo como grandes exemplos de luta e coragem, tornando-se estrelas inspiradoras.
Abertura: Mito da constelação real
O palco do maior espetáculo da terra, o carnaval paulistano, se prepara para receber uma constelação de reis e rainhas que, do berço da humanidade, surgiu para comandar com grandeza e valentia reinos cobiçados e de grande valor espiritual.
Entre os mitos do surgimento do homem, o continente que nos impulsiona a este enredo, conta que de uma cabaça partida ao meio, surgiu a terra e o céu. O céu, regido por espíritos de luz, sob a benção das matriarcas africanas, comandam a constelação real.
Dizem que quando olhamos o céu e vemos o brilho das estrelas, estamos diante daqueles que um dia já reinaram aqui na terra. São os nomes que ficaram escritos na história que nos inspiram nessa homenagem, sendo um verdadeiro tributo aos reis e rainhas africanos.
Setor 1: As Virtudes dos Reis e Rainhas
Ao longo da história africana vimos reis e rainhas que tiveram papéis fundamentais na vida do seu povo, cujas virtudes e valores marcaram seus reinados. Foi a generosidade de um rei que concedeu riqueza e poder ao seu reino, assim como a justiça foi a marca de outro que ouviu e acolheu seus súditos. A diplomacia, fruto da sabedoria, venceu batalhas e enfrentou diversos exércitos através da negociação. E a busca da paz só foi possível com um governo voltado para o bem-estar social. Do mesmo modo, é a inteligência, a coragem, a autoconfiança, a paciência e tenacidade encorpadas com um toque de sedução e poder persuasivo que enalteceram a rainha mais célebre da África e do mundo.
Setor 2: Reis e Rainhas Guerreiros
Valentia, coragem, força e determinação foram as qualidades que se destacaram na guerra, onde os reis e rainhas lutaram pela liberdade, pela expansão, pelo amor, pela paz e pela fé. A valentia foi sempre o escudo que protegeu os monarcas dos perigos e das armas do inimigo. A coragem fez com que eles lutassem sem medo e buscassem a vitória e a glória. Durante uma guerra, cada ação de força e determinação significa a diferença entre vencer ou perder.
Setor 3: Reis e Rainhas expansionistas
A expansão territorial foi um desejo que levou os reis e rainhas a expandirem seus territórios em tamanho, riqueza e poder. Em busca de novas terras houve o encontro com outros povos que passaram a formar uma nova cultura, um novo povo! Foi em nome do progresso que se formou grandes reinos alinhados à preservação da natureza e o respeito da cultura local.
Conhecer essas histórias nos traz o alvorecer da consciência sobre o passado de um território tão importante como o continente africano. Buscamos desmistificar a visão unilateral escravocrata e fazer um resgate histórico para que todos saibam que os reinos africanos foram grandiosos e seus reis e rainhas foram grandes administradores. Todas as vezes que olharmos para o céu saberemos que lá, também há uma grande constelação de estrelas de reis e rainhas africanas!
Jorge Freitas- Carnavalesco
Rafael Villares -Enredista
Relembre o Carnaval 2023- Da Agremiação
A Escola de Samba Dragões da Real ficou com a quinta classificação no Grupo Especial do Carnaval de SP.2023 com o enredo “Paraíso Paraibano. João Pessoa a porta do sol das Américas”
Clique no link para ver as imagens do desfile:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.5310905455678022&type=3
#dragões,#expoolamide
Deixar um comentário