Filhos da Santa lança samba enredo para o carnaval 2022

Foto divulgação

A escola de samba Filhos da Santa, localizada no bairro de Santa Cecília (SP), lançará o samba enredo no  sábado, 06 de novembro, na quadra da agremiação, com a presença de convidados, a partir das 13h. A agremiação desfilará pela primeira vez , como escola de samba, pela UESP em 2022.

foto: Divulgação
Foto Divulgação

A escola de samba Filhos da Santa, localizada no bairro de Santa Cecília (SP), lançará o samba enredo no  sábado, 06 de novembro, na quadra da agremiação, com a presença de convidados, a partir das 13h. A agremiação desfilará pela primeira vez , como escola de samba, pela UESP em 2022.
O enredo, Osvaldinho da Cuíca: uma estrela no samba,  do próximo carnaval contará a trajetória do mestre Osvaldinho da Cuíca, maneira pela qual ele é conhecido no mundo do samba.
No evento também será a posse do casal oficial de mestre-sala e porta-bandeira, Gabriel e Carolline.
Sobre Osvaldinho:
O homenageado nasceu Osvaldo Barro, em 1940, no bairro do Bom Retiro (SP), exatamente no carnaval e pode-se dizer que ao som do Cordão Campos Elíseos, o mais importante da época.O seu caminho estava traçado.
Ele, que  é descendente de italianos por parte de pai, e uma mistura de índio com holandês, por parte de mãe, mudou-se da cidade indo morar com a avó no interior, após seus pais se separarem quando ele tinha apenas 2 anos.
Ao retornar a capital paulista, com 8 anos de idade,  foi morar com a tia no bairro do Tucuruvi  e começou a ser engraxate nas portas das gafieiras. No intervalo de um cliente e outro, Osvaldinho pegava a sua caixa e iniciava uma bela batucada, a qual lhe trouxe notoriedade.
O tempo passou e o adolescente se destacava nos batuques e cordões carnavalescos, o que demonstrava a sua veia artística e cultural, além disso Osvaldinho participou do surgimento de diversas escolas de samba da capital paulista.
Dos cordões carnavalescos nas ruas da cidade de São Paulo e da experiência rítmica adquirida no decorrer dos anos, Osvaldinho agregou-se ao teatro, espetáculos musicais, shows e gravações de discos. O poeta, autodidata, músico, grande instrumentista e mestre na cuíca, criou diversas composições ao longo de sua extensa carreira.
“Orfeu do Carnaval” foi um dos seus trabalhos mais marcantes, ao ter auxiliado na trilha sonora deste célebre filme ganhador de prêmios internacionais.
O ano de 1974 foi marcado por dois grandes fatos : ser eleito o primeiro “Cidadão Samba de São Paulo”, que era um concurso promovido pela secretaria de turismo e a gravação de seu disco, marcando a sua estreia como intérprete.
Osvaldinho participou de conjuntos e trios musicais notórios, que partiam do bairro do Bixiga, uma de suas muitas moradas de samba, para uma sólida carreira artística junto aos Demônios da Garoa.
Ele arquitetou a formação de diversas Escolas de Samba Paulistanas, entre elas a Escola de Samba Grêmio Gaviões da Fiel Torcida (1974) e Escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi (1976). Além disso, ainda formou sambistas e criou grandes sambas-enredos, tais como, “Na Arca de Noel Quem Entrou Não Saiu Mais”, e o “Orum-Ayê o Eterno Amanhecer”, dando os títulos de campeão (1978) e bicampeão (1982) do Carnaval ao Grêmio Recreativo, Cultural e Social Escola de Samba Vai-Vai.
Um verdadeiro gênio da música, foi um grande incentivador na utilização da cuíca e da frigideira nas baterias das Escolas de Samba.
Em 1989, como um autêntico “Gato Maloqueiro”, como ele diz: “um comum no meio dos estudados”, Osvaldinho participou de duas experiências sinfônicas: a montagem de “Matogrosso”, de Gerald Thomas, no Teatro Municipal de São Paulo, e um concerto com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, no Memorial da América Latina.
Osvaldinho da Cuíca é mestre, sambista, gênio, cantor , compositor,  historiador.
G.R.C.S.E.E.S Filhos da Santa
Avenida São João, 1830 – Santa Cecília
Data: 06 de novembro
Horário : a partir das 13h
Informações: imprensafilhosdasanta@gmail.com
Redes Sociais:
Instagram:http://www.instagram.com/filhosdasantaoficial
Facebook: www.facebook.com/filhosdasantaoficial

Diretoria de Comunicação