Homenagem ao dia do(a) passita

Dia do Passista, criado por Lei Municipal em 2007, é comemorado no dia 19 de Janeiro pela à Lei Valci Pelé, criada pela Câmara dos Vereadores.
Homenagem do nosso site e do fotógrafo João Belli para todos os passistas  de todos os gêneros.
Passista está em qualquer lugar que a agremiação estiver, sempre com um sorriso estampado no rosto, mesmo com seus problemas pessoais, financeiros, amorosos e familiares lá estão eles transmitindo alegria.
Valci Pelé, relata exatamente isso “ Ser passista é sentir o calor humano e retribuir com espetáculo corporal. Ser passista é mostrar o melhor de si e poder mostrar o grande sorriso após o aplauso do público. Ser passista é mostrar o amor pelo pavilhão, mesmo que ele não seja do seu coração. Ser passista é amar o Carnaval, mostrando respeito e o seu valor. SAMBAR É UMA ARTE QUE POSSUI REGRAS E DNA”

Criador: Valéria del Cueto
Direitos autorais: (C)2016 Valéria del Cueto, all rights reserved

“JURAMENTO DO PASSISTA”:

“Juro… nunca desistir da dança do samba, mesmo com toda a pressão, todas as tristezas, todo o cansaço e desilusão. Juro sambar atrás dos meus sonhos, sambar à frente dos meus desafios e permanecer firme e forte até a dispersão. Juro não perder a esperança de fazer o passo “tesoura” e ficar no ar sempre um centímetro acima do último salto. Juro sapatear na diagonal e no centro, e tentar manter o equilíbrio mesmo quando o vento mais forte estiver por chegar. Juro segurar as lágrimas e sorrir mesmo que o enredo da minha vida esteja sem empolgação, pois o samba dançado é minha inspiração. Juro permanecer no palco de asfalto, mesmo com muitos calos e poucos expectadores, pois não existe dor naquilo que amamos fazer. Juro ser fiel ao sentimento que permanece desde sempre no meu coração, ser fiel à minha vontade e ao meu sonho… Juro ser fiel e não desistir daquilo que respiro e simplesmente inspiro por jamais deixar sair. Juro não jogar tudo pro alto, quando a vontade parecer escapar… pois esperarei e ela reaparecerá com a maior das intensidades… Juro amar, juro riscar o chão de poesias.… e se preciso jurar: Juro ser PASSISTA pra sempre!”.