Jaime Arôxa é o novo coreógrafo da comissão de frente da X-9 Paulistana

Foto: Divulgação

Estreando no Carnaval de São Paulo em 2022, Jaime Arôxa assume o posto de coreógrafo da Comissão de Frente da X-9 Paulistana para o próximo desfile e promete surpreender na passarela do samba Paulista.

Considerado um dos melhores profissionais da dança no Brasil, o pernambucano Jaime Arôxa é Professor, Bailarino, Dançarino e Coreógrafo. Realizou grandes trabalhos em novelas, cinemas, festivais, programas de Tv e coreografou importantes Comissões de Frente do Carnaval do Rio de Janeiro com passagens nas coirmãs, Porto da Pedra, Vila Isabel, Caprichosos de Pilares, Mocidade Independente de Padre Miguel, Estação Primeira de Mangueira, União da Ilha do Governador e Paraíso do Tuiuti. Jaime conquistou diversos prêmios, além das notas máximas do quesito.

“Para X-9 Paulistana é uma honra termos Jaime Arôxa como nosso coreógrafo. Sem dúvidas, essa parceria será de sucesso e iremos realizar uma apresentação de Comissão de Frente a altura desse profissional querido e inspirador para quem ama a dança. Já foram trocadas várias ideias sobre o projeto e Jaime, nos deu uma aula de conhecimentos e vamos aproveitar o máximo desse profissional.” – afirma Ednaldo Santos – Diretor Geral de Carnaval.

Proximo Carnaval 2022

A escola vai desfilar no grupo de acesso em 2021- pois ficou com penúltima colocação com 268,4 pontos
– Enredo “Arapuca Tupi- A reconquista de uma terra sem dono”

RELEASE DO ENREDO:

O G.R.C.E.S. X-9 Paulistana, trará para o próximo carnaval o enredo “Arapuca Tupi – A reconquista de uma terra sem dono”, de autoria do carnavalesco Igor Carneiro e do jornalista Júlio Poloni, cuja pesquisa e desenvolvimento serão enriquecidas também pelo departamento cultural da agremiação.
Trata-se de um tema indígena de caráter crítico-social, baseado em uma história fictícia, que carrega traços de um universo diatópico revertido a uma utopia carnavalesca. Ou seja, a trama inicia-se no caos e se encerra vislumbrando um país que todos sonhamos.
Além da ficção, o enredo pretende atirar uma flecha certeira na questão nacional da devastação do nosso meio ambiente e na atual desmoralização das lutas indígenas de forma reflexiva e verdadeira.
Sabe aquela ideia de que todos já ouvimos alguém dizer:
“- Vamos devolver a terra pros índios e pedir desculpas pelo estrago”?
Partindo dessa premissa nasceu a idealização do tema, que vai além de um simples plano de devolução ou um pedido de desculpas.
Diante do caos social em que se encontra nossa nação, a civilização perdida e desconsolada, se rende à frente de uma operação indígena, que surge a fim de propor soluções imediatas para a sociedade a partir de princípios e ensinamentos próprios, que serão aplicados transformando o panorama caótico em uma perspectiva conveniente e otimista na intenção de reconstruir um país mais justo.
Nesta história, tais ensinamentos serão aplicados de forma pacífica num clima de redenção e purificação, permeando a exuberante cultura nativa, suas crenças e hábitos.
A partir daí, a providencial “arapuca” armada pelos nativos, apresentará os principais elementos para a reconquista de um mundo melhor por meio da preservação da natureza, liberdade, igualdade, fartura e respeito; adventos de esperança e purificação de um novo tempo que renascerá, devolvendo ao povo indígena sua legitimidade. O desfecho do desfile, reflete a valorização de nossa arte numa releitura dos movimentos culturais e de manifestações carnavalesca comemorando este novo mundo e sua verdadeira identidade.Com essa proposta a X-9 Paulistana, pretende fazer um “auê” inesquecível em sua história, se consolidar definitivamente no seu espaço de direito e trilhar um caminho de novas conquistas e vitórias.

Siga a x9 através das suas redes sociais SiteOficial: www.x9paulistana.com.br | Facebook: www.facebook.com/x9paulistanaoficial  
Youtube: www.youtube.com/X9PaulistanaOficial 
Instagram: www.instagram.com/x9paulistanaoficial

 

www.x9paulistana.com.br
Leandro Nascimento