O Brasil é conhecido internacionalmente pelo samba, um estilo musical e de dança típico do país. O Carnaval é a festividade onde o samba se popularizou virando o ritmo oficial da festa, principalmente com os desfiles das escolas de samba
O Dia Nacional do Samba ou Dia do Samba é comemorado anualmente em 2 de dezembro, data, instituída em 1963, foi por um vereador baiano para homenagear o compositor Ary Barroso, e tem como objetivo enaltecer a cultura mais popular do país, trazida pelos africanos.
Veja O texto na íntegra publicado nas redes Sociais da Liga-SP
Samba, esse nosso amor vem de berço, é herança que se escreve a cada nova geração. Como um bom malandro, destemido, chega com humildade e se instala nas rodas, se manifesta em qualquer batuque e faz vibrar nossos corpos. Samba é arte, é compromisso, um sorriso que vem de dentro pra fora.
Muito mais do que a essência do Carnaval, mais do que um ritmo, um estilo de vida, este é o maior movimento de resistência cultural que existe. O samba cura as dores da alma, traz alento, dribla preconceitos, faz escola, ensina o verdadeiro significado de comunidade e transforma vidas através do amor e da solidariedade.
Ou você nasceu no samba ou nasceu pro samba. Não é sobre o seu nome artístico, sua posição, seu talento ou sua trajetória. É sobre vestir a camisa, vestir o melhor traje, amar sua bandeira, superar as adversidades e seguir, com sorriso no rosto e brilho nos olhos.
Com todo amor do mundo, vida longa ao samba!
Deixar um comentário