A Vila Itororó é um espaço público e cultural da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (@smculturasp) que contempla um conjunto remanescente de edificações construídas nos anos 1920 e que está em fase de restauro. A Vila Itororó sempre teve como uso principal a moradia, mas foi tornada patrimônio histórico e desapropriada para fins culturais a partir de 2013.
Após a entrega da primeira fase do projeto de restauração em 2019, a Vila Itororó será inaugurada e aberta ao público com diversas atividades artísticas e culturais ativando os espaços já restaurados e as áreas comuns que foram revitalizadas para receber o público.
O Centro Cultural Vila Itororó estreia no circuito cultural paulistano com a Jornada do Patrimônio, que aconteceu nos dias 11 e 12 de setembro.
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia a abertura do Centro Cultural Vila Itororó ao público, a ser realizada no próximo dia 10 de setembro, a partir das 18h. O espaço, composto por mais de dez edificações construídas no início do século XX entre os bairros da Liberdade e da Bela Vista, passou por um processo de restauro desde 2013 para que pudesse ser plenamente utilizado, com segurança, para as mais diversas atividades artísticas e de lazer. O conjunto ocupa uma área de cerca de 6.000 metros quadrados e foi tombado pelo CONPRESP em 2002 e pelo CONDEPHAAT em 2005. Porém, apenas o espaço do Galpão estava disponível para atividades culturais até o momento.
Para marcar a inauguração, o complexo ganha um projeto de iluminação cênica da artista Lígia Chaim, intitulado “Fonte de Luz do Itororó”, e uma celebração noturna com show de Jairo Pereira no Éden Itororó e Projeto Freebeats na Piscina. Já no sábado, dia 11, a Vila estreia no circuito cultural paulistano integrando a Jornada do Patrimônio – evento reconhecido pelo prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) que, em 2021, acontece nos dias 11 e 12 de setembro, reunindo atividades diversas ligadas à memória da cidade.
Como parte da programação da Jornada, a Vila recebe espetáculos como a peça “Adoniran reencontra Elis na Vila”, dirigida por Paula Klein, que encena o icônico momento vivido pelos músicos nos anos 70 (sábado a partir das 18h). O público poderá, ainda, explorar o projeto Vozes do Itororó, que oferece uma experiência imersiva em áudio 3D, levando os visitantes a uma viagem pelo passado do bairro e da construção. Essa intervenção, idealizada pela ExCompanhia de Teatro, será permanente.
Entre as novas atividades previstas para o Centro Cultural Vila Itororó, estão sessões de cinema ao ar livre, às quintas-feiras, com o projeto Cine Clube Éden – uma homenagem ao Clube Éden Liberdade, um espaço esportivo que funcionava ali e que incluía a piscina, que recebe águas do rio Itororó e que, agora, será palco de intervenções artísticas e musicais. A programação, a ser divulgada em breve, ainda prevê a realização de shows intimistas, feiras gastronômicas e de artesanato, oficinas e exposições, e haverá um café para que os visitantes possam se aconchegar ainda mais.
Por fim, o público também pode contar, desde a inauguração, com um acervo literário voltado, especialmente, para literatura infantojuvenil, mas que também envolve material relacionado a patrimônio cultural, arquitetura e história, incluindo conteúdo sobre a ocupação da Vila. Futuramente, a biblioteca será integrada ao Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo. Fonte https://vilaitororo.prefeitura.sp.gov.br/
Quer saber mais sobre o projeto clica aqui nos seguintes sites https://vilaitororo.prefeitura.sp.gov.br
Quer ver todas as fotos deste dia clica aquihttps://www.facebook.com/media/set/?vanity=joao.belli&set=a.3771472062954710
Deixar um comentário