Hoje o Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi completa 46 anos de lutas e glórias do nosso carnaval paulistano.
O Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi é uma escola de samba da cidade de São Paulo, fundada em 1º de fevereiro de 1976 como GRES Acadêmicos do Samba do Tucuruvi por um grupo de moradores do bairro do Tucuruvi. O símbolo adotado pela escola foi um gafanhoto, uma forma de homenagear o bairro, pois “Tucuruvi” em tupi significa “gafanhoto verde”. Suas cores no início eram o preto e amarelo, porém mudaram no começo da década de 80 para as cores atuais: azul e branco. Sua melhor colocação foi um Vice-campeonato onde ficou atrás apenas do Vai-Vai em 2011.
Sob a liderança de José Leandro, Oswaldo de Salva, Tininho e posteriormente, Nenê da Cuica , Aldo Amaral e Horácio Mello, esse que ocupou o cargo de presidente até 1990 resolveram fundar no dia 1º de fevereiro de 1976, uma Escola de Samba que receberia o nome de G.R. Acadêmicos do Samba do Tucuruvi.
O primeiro desfile da escola foi no ano de 1977. O carro alegórico era um gafanhoto que tinha como base uma Kombi coberta com tecido verde. De lá para cá, somente em 2006 o gafanhoto deixou de sair no abre-alas, pois o enredo falava da agricultura e a escola entendeu que um gafanhoto num enredo como este seria mal-interpretado. O primeiro intérprete da agremiação foi Jose Jorge, conhecido como Tininho.
A Acadêmicos do Tucuruvi subiu para o grupo especial pela primeira vez dez anos após sua fundação. O samba-enredo “Brasil em Aquarela” marcou a estreia da escola entre as grandes e ainda é recordado pelos sambistas paulistanos.
GRÊMIO RECREATIVO CULTURAL SOCIAL ESCOLA DE SAMBA ACADÊMICOS DO TUCURUVI
Fundação: 01/02/1976
Cores oficiais: azul, amarelo, branco e vermelho
Presidente: Hussein Abdo Elselam (Sr. Jamil)
Carnavalescos: Dione Leite e Fernando Dias
Mestre de Bateria: Serginho
Casal de mestre-sala e porta-bandeira: Luan Caliel e Waleska Gomes
Direção de Carnaval: Rodrigo Delduque
Direção de Harmonia: Gabriel Ferreira dos Santos
Rainha de bateria: Cintia Mello
Intérprete: Leonardo Bessa
Coreógrafo da Comissão de Frente: Fernando Lee
Colocação em 2020: vice-campeã – grupo de Acesso
Ordem do desfile: Grupo Especial – sexta-feira
1ª escola a desfilar
Enredo: “Carnavais… De lá pra cá o que mudou? Daqui pra lá o que será?”
Para o carnaval de 2022, a agremiação que é presidida pelo Sr Jamil, terá a missão de abrir os desfiles da sexta-feira, 25 de fevereiro, sendo a primeira noite do Grupo Especial Paulistano, onde o Acadêmicos do Tucuruvi levará para o Sambódromo do Anhembi o enredo de título “Carnavais… De lá pra cá o que mudou? Daqui pra lá o que será?”, o qual está sendo desenvolvido pela dupla de carnavalescos Dione Leite e Fernando Dias, e irão falar sobre o carnaval do passado, o que está acontecendo com o carnaval atual e o que eles querem para o futuro do carnaval.
http://academicosdotucuruvi.com.br/
https://www.instagram.com/academicosdotucuruvi/?hl=pt-br
https://www.facebook.com/AcademicosDoTucuruvi/
https://twitter.com/oficialtucuruvi
Deixar um comentário