Parabéns!!!! Unidos de Vila Maria “A Vila mais Famosa completa 67 anos de carnavais”
A Unidos de Vila Maria foi fundada em 1954, a partir de um grupo de amigos que moravam na parte alta do distrito de Vila Maria e imediações, que se reuniam para brincar o carnaval pelas ruas do bairro, da Vila Munhoz até a Vista Alegre. Assim, surgiu em 1950 a escola de samba Unidos do Morro da Vila Maria (nome que permaneceria até 1971), sendo oficializada em 10 de janeiro de 1954. Neste primeiro ano, a Vila Maria ficou em segundo lugar no primeiro concurso do qual participou.
Inicialmente, como as demais escolas da cidade, a Vila Maria não desfilava com alas formalizadas, saindo pelas ruas, tais como a Avenida Celso Garcia, no Brás, e a Avenida São João, no Centro, com sua bateria, o baliza Zé Caxambu e Claudete, uma passista que “escandalizava” por sair de maiô frente à bateria.
Sua primeira sede foi a casa de Mané Sabino, e os escassos recursos eram obtidos através de contribuições dos comerciantes da região e dos próprios associados para a compra de tecidos para as fantasias. Uma figura importante na história da escola é João Franco, o Xangô da Vila Maria, ator, cantor, compositor, um dos primeiros componentes da escola, um dos primeiros artistas a aderir ao movimento negro, e um dos homenageados por Leci Brandão na música “Me perdoa poeta” (no disco “Dignidade”, de 1987) de autoria desta com Reinaldo “o Príncipe do Pagode”.
Para o Carnaval 2021, ela traz um dos ingredientes fundamentais da existência humana. O amor em suas várias formas de amar (o amor de pai e mãe, amor mútuo entre os seres e o amor cibernético dos tempos modernos).” O mundo prescisa de cada um de nós”
Deixar um comentário