No ultimo domingo dia 1, a escola de samba Vai-Vai escolheu o samba que embalará seu desfile no Carnaval de 2024. Com muita emoção e expectativa, a agremiação vai levar para a Avenida, na abertura dos desfiles programados para o sábado, dia 10 de fevereiro de 2024, o enredo intitulado “Capítulo 4, Versículo 3 – Da Rua e do Povo, o Hip Hop: Um Manifesto Paulistano”.
O concurso contou com a participação de três grupos de compositores que chegaram à disputa final. Cada um deles apresentou suas letras com duas passadas na marcação e três acompanhadas pela bateria, perante a atenta comissão julgadora, a comunidade da Vai-Vai e o público que lotou a quadra do Sindicato dos Bancários, localizada no centro da capital paulista.
O momento culminante do evento foi a presença surpresa do renomado Mano Brown, vocalista do influente grupo “Racionais MC’s”, que se formou nas ruas da capital paulista e é conhecido por retratar com a realidade das comunidades e periferias em suas letras. Uma das composições mais icônicas do grupo, “Capítulo 4, Versículo 3”, serviu de inspiração para o título do enredo da Vai-Vai, e a presença de Mano Brown no palco foi saudada com uma ovação calorosa.
A letra vencedora do concurso, que irá acompanhar o desfile da Vai Vai no próximo Carnaval, foi escrita por um time de talentosos compositores, incluindo Danni Almeida, Vagner Almeida, Marcinho Z.Sul, Clayton Dias, Luciano Bicudo, Claiton Asca, Rodrigo Atração, Edson Liz, Anderson Bueno, Bira Moreno, Mario Lucio, Leandro Martins e Reinaldo Papum.
O desfile da Vai-Vai, já ansiosamente aguardado, promete trazer à tona a importância da rua como um espaço em constante disputa pela arte na cidade de São Paulo. Além disso, a escola celebrará os 40 anos da cultura Hip Hop no Brasil, exaltando a rica expressão artística urbana em suas diversas vertentes, como DJ, MC, Break e Grafitti.
A proposta do enredo é colocar em destaque as manifestações culturais que durante muito tempo foram relegadas às margens da sociedade e escondidas nas periferias. Usando a linguagem popular dos MCs e DJs por meio do Rap, a Vai-Vai reivindica a ocupação de espaços e o reconhecimento pleno das expressões artísticas e culturais consideradas periféricas.
A canção “Capítulo 4, Versículo 3” faz parte do álbum “Sobrevivendo no Inferno”, que se tornou rapidamente um marco na música brasileira. O disco, interpretado por Mano Brown, Edi Rock, KL Jay e Ice Blue, abordava de maneira contundente o cotidiano das periferias e dos presídios de São Paulo. O álbum vendeu mais de um milhão de cópias, recebeu prêmios e contou com um marcante clipe da música “Diário de Um Detento”, que narrou os eventos do trágico massacre do Carandiru sob a perspectiva de um presidiário.
“Capítulo 4, Versículo 3” continua ressoando profundamente mesmo quase três décadas após seu lançamento, retratando a difícil situação enfrentada pela população negra no Brasil e suas estatísticas desfavoráveis em termos de diversos indicadores sociais e econômicos.
O desfile da Vai-Vai promete ser uma celebração de cultura, resistência e música, trazendo à luz as raízes e o poder transformador do Hip Hop na cidade de São Paulo. Será uma noite memorável que unirá a tradição do samba com a força do Hip Hop, contando uma história de luta e superação por meio da arte.
Carnaval 2024 –
Enredo “Capítulo 4, Versículo 3 – Da Rua e do Povo, o Hip Hop: Um Manifesto Paulistano”
Para o próximo carnaval, a Escola de Samba Vai-Vai terá como enredo “Capítulo 4, Versículo 3 – Da Rua e do Povo, o Hip Hop: Um Manifesto Paulistano”, mostrando a rua como espaço em constante disputa pela arte na cidade de São Paulo. Celebra ainda os 40 anos da cultura Hip Hop no Brasil, exaltando a arte urbana por meio de suas vertentes – DJ, MC, Break e Grafitti. A Saracura do Bixiga tem como idealizador do desfile de 2024 o carnavalesco Sidnei França, acompanhado de uma Diretoria de Carnaval, a mesma que levou o Vai-Vai ao título do acesso em 2023.
A proposta é trazer para o centro do palco da cidade as manifestações culturais que sempre ficaram à margem, escondidas nas periferias. Utilizando a linguagem popular dos MCs e DJs, por meio do Rap, o enredo reivindica a ocupação de espaços, assim como o reconhecimento pleno das expressões artísticas e culturais consideradas periféricas. Desta forma, é evidente, urgente e intrínseco o diálogo com temas necessários a uma sociedade plural e humanizada como a igualdade racial, o combate à intolerância religiosa e a diversidade em todas as suas formas.
O desfile será um convite à insurgência contra a normatização elitista – em favor das mães solteiras, dos desvalidos, dos marginalizados, dos mendigos, das meretrizes, dos presidiários e de todos aqueles que Exu guarda na sua capa caótica e desordenada, mas com a certeza de que a verdade tarda… Mas não falha!
Relembre o carnaval 2023
Campeã do Grupo de Acesso I do Carnaval 2023 – Enredo: “A obra imortaliza. É chama que não se apaga o amor ao samba. Eterno, o Bixiga renasce! Das cinzas ao apogeu… Eu Também Sou Imortal!”
Clique no link e veja as imagens do desfile da Campeã no Carnaval 2023:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.3459691827684600&type=3
Ensaios do Vai-Vai
Sindicato dos Bancários – Rua Tabatinguera, 192, Sé. Aos domingos, das 16h às 21h
Relações com a Imprensa
Comunicação GRCSES Vai-Vai
Daniella Fernandes – (11) 99717-3300
Deixar um comentário