“Vozes Ancestrais para um Novo Amanhã” é o enredo do Gaviões da Fiel para o Carnaval 2026

“Vozes Ancestrais para um Novo Amanhã” é o enredo do Gaviões da Fiel para o Carnaval 2026

A Gaviões da Fiel revelou o enredo com o qual irá pisar forte na avenida em 2026: “Vozes Ancestrais para um Novo Amanhã”. Com uma proposta política, poética e profundamente simbólica, o tema colocará em evidência a luta, a sabedoria e o legado dos povos indígenas brasileiros, exaltando a resistência daqueles que são os verdadeiros guardiões da floresta.

Assinado pelos carnavalescos Júlio e Rayner, o enredo será um chamado à consciência, um grito pela vida e pela preservação da natureza, impulsionado pela força ancestral que atravessa séculos de história e resistência.

“Nós ainda estamos vivos. Nossa voz é flecha que atravessa o tempo. Se essa terra não tem dono, ela tem guardiões! Enquanto existir o povo indígena, ainda existirá a floresta. Ainda existirá o amanhã”, diz um dos trechos da sinopse que será lançada em breve.

No ano em que o Brasil vive intensos debates sobre meio ambiente, demarcação de terras e respeito aos saberes originários, a escola aposta em um desfile que promete emocionar, provocar e conscientizar. Mais do que um espetáculo, os Gaviões preparam um verdadeiro manifesto em nome da memória, da resistência e da esperança.

“Onde há Gavião, há resistência. E onde há resistência, há luta em prol de um futuro melhor”, declarou a diretoria da escola.